Reino Monera
Monér significa um, são os únicos seres procariotos que existem, e deram origem às outras células.
Agrupam as bactérias e as cianobactérias.
CARACTERÍSTICAS DO REINO MONERA
a- Todos são unicelulares;
b- Todos são procariotos (não possuem núcleo), possuem nucleóide;
b- Quanto a nutrição podem ser autotróficos ou heterotróficos.
Os seres autotróficos se dividem em quimioautotróficos e
fotoautotróficos. Os quimioautotróficos retiram a energia da ligação dos
átomos dos compostos da natureza e produzem glicose. Os
fotoautotróficos retiram a energia da luz do Sol para produzir glicose;
as cianobactérias representam os fotoautotróficos.
Já as bactérias heterotróficas
se dividem em decompositores e patogênicos. Os decompositores promovem
a ciclagem dos nutrientes do ambiente, e também estabelecem relações
harmônicas com alguns seres vivos. Por exemplo bactérias + leguminosas
(soja, feijão, etc). A leguminosa dá abrigo para a bactéria, e a
bactéria transforma o nitrogênio (N2) em NO3, NO4 e NH4 e dá para a
leguminosa, que os transforma em proteínas. Os patogênicos são
causadores de doenças.
_______________________________________________________________________________As
bactérias, como já vimos são unicelulares e possuem nucleóide, sem uma
membrana revestindo o seu material genético, portanto as bactérias são
seres procariotos. Ao redor da membrana plasmática há uma estrutura que
protege e dá forma à célula e essa estrutura é chamada de parede
celular; algumas bactérias possuem cápsula bacteriana, que fica ao
entorno da parede celular. Algumas bactérias também apresentam flagelos,
que permitem o deslocamento da bactéria.
O diâmetro ou largura das bactérias vai de 0,5 a 1 micrômetro (um
milésimo de milímetro). São classificadas conforme sua forma: as que são
esféricas são chamados de cocos e outras tem forma de bastão, os
chamados bacilos, as bactérias que possuem forma de vírgulas são os
vibriões. Algumas formam hélices que são os espirilos e as espiroquetas
(que tem forma de espiral, podendo ou não possuir flagelo). Algumas
também são chamadas também sarcina (cocos formando cubos), estreptococos
(cocos em fileira), diplococo, estreptobacilos e estafilococos.
As bactérias formam grupos com várias bactérias chamadas colônias, por exemplo os estreptococos.
Quanto
a nutrição a maioria das bactérias são heterotróficas (se alimentam de
outros seres vivos), porém existem bactérias autotróficas(conseguem
produzir o seu próprio alimento), as cianobactérias. Algumas bactérias
são fotossintetizantes e outras quimiossintetizantes. Algumas
cianobactérias se organizam em colônias juntamente com os fungos,
originando os líquens.
As bactérias podem ser aeróbias (usam o oxigênio na respiração), outras
que não precisam do oxigênio para conseguir energia e utilizam um
processo conhecido como fermentação, essas são conhecidas como bactérias
anaeróbias.
As bactérias se reproduzem por cissiparidade ou divisão binária simples,
às vezes trocam o seu material genético com outra, surgindo uma nova
variedade de bactéria. Se em condições normais uma bactéria pode se
reproduzir de vinte em vinte minutos.
Algumas bactérias têm sua nutrição dada pelo encontro de organismos
mortos ou de seus detritos. Os seres vivos que absorvem substâncias
orgânicas de organismos mortos ou de seus detritos são chamados de
saprórios.
Na decomposição as substâncias orgânicas são transformadas em
substâncias minerais, essas serão absorvidas por plantas e outros seres
autotróficos. A matéria é ciclada e volta a integrar o corpo das
plantas, depois essa matéria poderá fazer parte de outros seres que se
alimentam das plantas.
Portanto sem as bactérias e os fungos não haveria decomposição e ciclagem de matéria.
Sem as substâncias minerais feitas na decomposição não existiriam
nutrientes para as plantas e outros seres autotróficos, por
consequencia, os seres heterotróficos não existiriam.
Alguns tipos de bactérias são capazes de se associar a outros organismos
e conseguir alimento sem lhes prejudicar. Esse tipo de associação de
organismos sem prejuízo para nenhum dos dois é chamado de comensalismo.
Certos organismos bacterianos, porém habitam o corpo de outros
organismos vivos e lá se reproduzem e alimentam e ao organismo
hospedeiro causam doenças, estas são as bactérias parasitas. Este tipo
de relação em que um dos organismos se beneficia e outro se prejudica é
chamado de parasitismo; organismo que abriga o parasita é chamado de
hospedeiro.
Outras bactérias podem trazer benefícios ao parceiro como bactérias que
vivem em nosso intestino que pegam parte do nosso alimento, mas nos dão
algumas vitaminas que nos são úteis. Este tipo de relação entre dois
organismos em que os dois organismos beneficiam um ao outro é chamado de
mutualismo.
O
nosso organismo possui várias defesas contra os micróbios, como a
epiderme (parte externa da nossa pele) e pelas mucosas (tecido que forra
as cavidades do nosso corpo) como: as vias respiratórias nariz e
traqueia.
Se o microorganismo conseguir passar a primeira linha de defesa
(mucosas) será atacado por células especiais, como por exemplo alguns
glóbulos brancos do sangue que "comem" bactérias. Esse processo que
acabamos de descrever é conhecido como fagocitose.
Obs.: outra linha de defesa é a criação de anticorpos.
Quando nossas defesas naturais não conseguem conter as bactérias
recorremos aos antibióticos, vacinas e soros específicos para aquela
bactéria.
Se liga nas Vídeo Aulas !


Nenhum comentário:
Postar um comentário